Como usar vídeos animados para melhorar a comunicação da sua empresa?

Como usar vídeos animados para melhorar a comunicação da sua empresa?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você percebeu que está com um problema de comunicação interna na sua empresa? Principalmente quando é para explicar conceitos difíceis, mais complicados ou assuntos mais sérios? 

Nesses casos, um vídeo animado é um coringa para a sua estratégia. Os vídeos animados conseguem ilustrar perfeitamente conceitos e ideias que, originalmente, são mais complicados ou constrangedores. 

O que torna um vídeo animado tão eficaz?

Em primeiro lugar, os seres humanos são criaturas visuais. Nossos olhos foram criados para examinar e processar rapidamente uma vasta quantidade de informações. 

 Por outro lado, o cérebro precisa realizar vários processos para converter texto em conceitos reconhecíveis. Quando os olhos examinam uma página de texto, cada palavra é reconhecida como uma imagem e associada a um conceito de um dicionário visual baseado no cérebro . 

Simultaneamente, o cérebro converte a palavra em som e nós “ouvimos” a palavra em nossas cabeças. Esse processo é repetido várias vezes para cada palavra em uma sequência de texto e, em seguida, passa por um processo separado de compreensão de leitura para entender a mensagem que as palavras estão tentando transmitir em combinação . 

 Em resumo, ler o texto é um processo muito mais lento do que a capacidade do cérebro de processar imagens visuais. As imagens visuais são processadas pelo cérebro humano 60.000 vezes mais rápido do que o texto.

Antes de investir em vídeos animados considere esses três fatores:

Conheça o seu público

Sem dúvidas, vídeos animados podem ajudar você a se comunicar melhor com seus colaboradores e com seu público. As pessoas se identificam com os avatares, eles julgam menos as animações do que imagens de um arquivo ou até mesmo pessoas reais.  

No entanto, para criar vídeos animados que funcionem efetivamente é necessário conhecer bem seu público, quem você está tentando alcançar?

  • Você está enviando um vídeo de comunicação interna para os funcionários? 
  • É uma introdução à unidade para a videoaulas ?
  • Está desenvolvendo um vídeo promocional de mídia social que você espera que se torne viral? 
  • É um vídeo instrutivo para novos clientes ?
  • Compartilhando uma história de sucesso em seu site para atrair investidores? 

Antes de criar qualquer conteúdo  você precisa ter um objetivo e um público nitidamente definidos. Sem esses detalhes, seu  vídeo será inútil e sua comunicação não será tão eficaz quanto você gostaria que fosse. Definindo seu público-alvo você pode adaptar seu conteúdo para captar a atenção das pessoas que deseja ver.

Tenha uma mensagem nítida 

Sua mensagem precisa ser nítida e objetiva. As pessoas estão inseridas em um meio imediatista, um vídeo que dê muitas voltas para chegar ao assunto principal com certeza será abandonado. Prenda seu visualizador nos primeiros segundos, ou seja,  diga ao seu espectador imediatamente por que ele deve ficar atento ao seu vídeo animado.

Crie seu vídeo animado  

Depois de conhecer seu público, e definir sua mensagem, é hora de começar a criar! 

Ao criar um vídeo animado você deve simplificar conceitos que sejam complexos para seu público-alvo. Aproveite que esses tipos de vídeos são ideais para vendas, marketing e públicos educacionais. Eles podem ser orientados por avatares que apresentam um texto simples e envolvente. Vídeos animados tornam conceitos ou processos difíceis de entender em material simples e  acessível ao público, apresentando as informações de uma maneira facilmente digerível. 

A criação interna de conteúdo é consideravelmente mais barata, mas é difícil de fazer bem se você não tiver as ferramentas tecnológicas ou olho para o design. Você precisará avaliar seu orçamento, seus recursos de tecnologia e suas habilidades internas para determinar qual caminho é o certo para você. 

É preciso pontuar que existem uma solução para esse obstáculo, o NexBoard elimina a necessidade de utilização de estúdios, equipamentos de filmagem ou edição posterior. No software, você cria vídeos animados de maneira simples com poucos cliques em um ambiente amigável, sem a necessidade de um especialista em edição de vídeo, o que diminui e muito os custos. 

Pronto para incorporar vídeos animados em suas estratégias de marketing ou comunicação interna? O NexBoard é a solução que irá ajudá-lo a criar vídeos eficazes para melhorar a comunicação da sua empresa.

Conheça os planos do NexBoard e adquira agora!

FAÇA UM TESTE GRÁTIS!